You Tube Meu orkut Facebook Twitter Flickr

terça-feira, 5 de julho de 2011

COSPLAY

|| ||


Nem lembro como foi que eu descobri cosplay, a unica coisa que sei que foi junto com a Oba-sama. Quando íamos em eventos de anime, ficávamos correndo de um lado para o outro gritando feito retardadas quando víamos o cosplay de algum anime que gostávamos. Lembro do nosso primeiro evento, o primeiro chilique da oba-san, foi ver o cos. do Jack. ( Estranho mundo de Jack) estava da hora, mas como o evento estava muito cedo ela havia deixado para tirar foto depois.Eramos tão noobs com essas coisas que chegamos horas antes do evento abrir. hoje em dia chegamos horas mais tarde, mas mesmo assim sempre acabamos pegando alguma filinha -.-''. Meu primeiro Cosplay?! O mais fácil de todos e que também combinasse com meu cabelão preto e minha franjinha, nosso anime predileto que nos fez abrir portas para este mundo fantástico de otaku, kkk. Fiz a Kagome do Inuyasha.
Fui em varios eventos de cosplay ao lado da oba-sama, anime friends, anime dreams, ressaca e até anima osasco o que para mim sempre acaba sendo uma verdadeira decepção ¬¬ nunca tem nada de bom naquela bosta.
Mas alem destes eventos que vira um verdadeiro carnaval de fantasias, tem aqueles em especial que são destinados exclusivamente a certos cosplays que iram concorrer no Japão. Fui uma unica vez junto com a Oba-sama, é claro e minha amiga Ryuu Kuro a este evento, o lugar parecia um teatro e varias duplas de cosplay se apresentaram, umas com uma performace não tão boa, mas era divertida, por estarem vestidas como os personagens que gostamos.

Algumas pessoas devem estar se perguntando, mas que raios é cosplay? do que esta menina louca esta falando? Na verdade é algo bem simples e que aposto que qualquer um na sua infância remota já fez. Duvido que alguem aqui não tenha se fantasiado de alguma coisa que goste, personagens da televisão, filmes, jogos, qualquer coisa vale, contanto que voce esteja fantasiado dele e fingindo se passar por ele.  Traduzindo para uma linguagem mais "intelectual" cosplay é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "representação de personagem a caráter". Nada mais é do que se divertir em se vestir a caráter como aquela pessoa real ou fictícia que você gosta.
Muitos pensam que cosplay foi criado no Japão, mas estão muito enganados. mesmo eu tendo pensado a mesma coisa, por eles serem tão bons em fazerem cosplayers dos personagens de animes, mangas e vídeo games ;_; Fazendo uma pequena colinha do wikipedia para vocês entenderem...  O primeiro cosplay conhecido foi criado por Forrest J. Ackerman em 1939 durante a primeira Worldcon, na companhia de Myrtle R. Douglas. Ele criou a veste chamada "futurecostume", enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 "Things to Come". Desde então, tornou-se uma prática anual nas Worldcon, com concursos e atrações próprias, e mais tarde estendendo-se aos fãs de fantasia e quadrinhos. Os primeiros cosplays de mangá/anime registrados são posteriores aos anos 70, nos EUA. O fenômeno do cosplay chegou ao Japão na década de 80 pro meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou surpreso com o costume ao visitar um Wordcon, que começou a incentivar a pratica no Japão pelas revistas de Ficção Científica. Tornou-se comum no Japão durante as Comic Markets do Japão (criadas em 1975), que se celebram em Odaiba (Tóquio), lugares de compra e venda de Dōjinshi. Esse evento prosseguiu desde então e se realiza regularmente. Lá, grupos de japoneses vestiam-se de seus personagens favoritos de mangás, animes, comics e videojogos. Assim pois, tal prática sempre tem sido muito relacionada com aqueles produtos. Contudo, com o passar do tempo, foi-se estendendo a outros domínios, em conceitos e culturas, ganhando foro internacional. Com a popularização do anime nos anos 90, o cosplay japones tornou-se popular no mundo todo, tratando-se de caracterizações de personagens existentes, enquanto que os primeiros cosplays (estadunidenses) estendiam-se principalmente à criação de personagens, não somente se prendendo aos pré existentes.

 

Eu simplesmente adoro ver cosplay, ir nos eventos e ver o seu personagem mais querido com vida e bem diante dos seus olhos, a emoção é tanta que faz você se sentir como se estivesse perto do seu ídolo. Mesmo sabendo que é outra pessoa ali tentando se passar por ele, é algo maravilhoso. Você certamente encontraria seu personagem varias e varias vezes, com tamanhos formas e rostos diferentes, mas mesmo assim é divertido.



 Alem de parecer algo bobo, para algumas pessoas. Outra levam esta historia de se fantasiar, muito a sério. a ponto de realizar um sonho como o meu de ir finalmente ao Japão e até mesmo conseguir uma boa grana ( como premio) Como este casal aqui do lado que venceu o concurso no Japão e voltou com uma graninha no bolso. Também pudera, a apresentação deles era ótima, o robô ficou perfeito. Eu tive a chance de ver a apresentação deles antes, e no evento que eu fui eles haviam ganhado para representar o Brasil lá fora.







 Esta foto acima lembro da oba-sam quase tendo um treco do meu lado de tanta emoção. Alem de estar torcendo pelo casal em nosso primeiro evento de anime. Era o anime que nós assistimos juntas, Inuyasha. Performace perfeita, pena que não ganharam. =(




Cospobre. É esta coisa ridícula aqui em cima, eu simplesmente não gosto, exceto para tirar o sarro. Essa arte horrivel XD é resultado de matérias domesticos ou que você encontra jogados por ai e mais a sua imaginação fértil para tentar ficar parecido com um cosplay daquilo que você gosta. Por isso que quando eu vejo que não tenho grana para fazer o cosplay que queria ou até mesmo não tenho as mesmas fisionomias do personagem eu passo para outro. Porque alem de ficar horrível vou passar uma vergonha da pomba quando for ver as fotos. E iria pensar " como eu pude fazer um papelão desses?!"





 O negocio é você saber escolher direitinho o que vai querer fazer ver se tem grana para faze-lo, as mesmas feições e se dedicar bastante a ele. Agora que tal apreciar um pouco mais os cosplay que eu escolhi especialmente para vocês? :3




















Este é para você Oba-sama!! :) (viciada em NANA)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...