You Tube Meu orkut Facebook Twitter Flickr

sexta-feira, 30 de março de 2012

Tatuagem

|| ||

Hoje em dia uma grande parte da população possui alguma tatuagem, pequenas ou grandes que ocupem o corpo todo.A primeira coisa que as pessoas me perguntam quando veêm minhas tatuagens é 'Doe muito?'
Ou se vem a que tenho no pulso é . . ."Mas e se vocês terminarem" e com muita paciencia eu respondo "nós não vamos terminar ¬¬" bando de invejosos. run

Para quem não sabem eu tenho uma tatuagem no pulso esquerdo e outra no pé direito.
A do pulso não doeu muito só que eu sentia muitas vezes as picadas da agulha, eu tenho aflição de agulhas próxima as veias, deve ser por isso que me incomodou. Mas em comparação a do pé, ela nem doeu. Como podem ver nas fotos a baixo a minha cara de dor é pior quando eu fui fazer a do pé. Se eu soubesse que iria doer tanto a do pé nem teria feito.



Uma tatuagem sempre vai doer, afinal são várias agulhas entrando e saindo de sua pele para que a tinta fixe.Até então eu não sabia como a tinta fixava na pele então encontrei essa imagem para ter uma ideia e também algumas imagens da maquina.

A agulha deposita uma gota de tinta cada vez que perfura a pele.

A maquina de tatuagem permaneceu relativamente inalterada desde sua invenção por Samuel F. O´Railly.O´Reilly se inspirou na impressora de autographia, uma maquina de gravura inventada por Thomas Edson. Edson criou a impressora para gravar superfícies duras. O´Railly modificou a maquina de Edson mudando o sistema de tubo e modificando a unidade oscilando eletromagneticamente(vai e volta) para permitir a maquina a dirigir a agulha.Quando você olhar para a tatuagem de uma pessoa, você esta vendo a tinta pela epiderme, ou a camada exterior da pele. A tinta esta de fato na derme que é a segunda camada da pele. As células da derme são mais estáveis que as células da epiderme, assim a tinta da tatuagem ficara sempre no lugar, com desvanecimento secundário e dispersão, para a vida inteira de uma pessoa. (by:Pynk Tattoo)




A várias partes do corpo em que a dor sera mais suave do que em outros lugares. Pesquisei bastante e retirei de alguns sites de tatuagens como o Tatuagem.com que expliquem esta dúvida que muitas pessoas tem, até mesmo eu, afinal tenho vontade de fazer outras e tenho que estar preparada para saber a dor que irei enfrentar.



Abaixo temos uma piramide onde a base vermelha simboliza a parte do corpo onde mais doe e conforme vai amarelando se torna mais suave a dor.


Outra imagem em que demonstra com mais facilidade os locais de dor.Reparem que os pés e os pulsos são onde estão como vermelho, ou seja onde doem mais. Ja passei pelo pior, minha próxima tatuagem sera no braço onde esta em verde, então, não sentirei tanta dor.


Segundo minha pesquisa e pela minha experiencia, não tem como explicar exatamente a sensação de ser tatuado. Algumas pessoas dizem que doem de mais, que é uma sensação desconfortavel e etc. Pessoas que passaram por cirurgia ou mulheres que fizeram parto, dizem que não doem nada. No meu caso eu digo que é uma sensação estranha em prazer e dor. O som da maquina geralmente me da um pouco de sono, porem nunca durmo porque a dorzinha da agulha entrando na pele me faz ficar alerta.

Dica: Uma dica importante é você ficar relaxado e não fazer os músculos precionados na areá onde vai ser tatuada, quando eu fiz a do pulso eu estava relaxada o que resultou em uma dor que durou alguns dias, mas quando fui fazer a do pé, mantive firme sempre. O que deu em quase uma semana de dores, eu nem conseguia mexer o pé direito que doía muito!!



Como prevenir a dor?


Existem casos dramáticos em que clientes choram e até mesmo desmaiam durante uma tatuagem, o que acho meio exagerado, principalmente desmaiar, o que normalmente acontece é da pessoa esta anciosa ou nervosa e deixam a experiencia insuportável, ou então não se alimentou direito antes da sessão, ou por outro lado, esta a fazer uma tatuagem muito grande e o corpo responde negativamente apos varias horas de tatuagem.

Para prevenir futura sessões dolorosas, considere as seguintes sugestões:

  • Descubra tudo o que puder sobre a tatuagem - quanto mais bem informado estiver mais preparado estará na hora.
  • Peça referencias e não descanse até encontrar um tatuador com o qual se sinta realmente confortável.
  • Pose sempre escolher uma zona do corpo a partida menos dolorosa para efetuar uma primeira tatuagem, mas se o que realmente quer é tatuar o tornozelo, por exemplo, peça ao tatuador para fazer um ensaio prévio com as agulhas ( e sem a tinta!) para ter uma ideia do que vai sentir, ou então compre alguma pomada anestésica.
  • Tenha sempre em mente que a dor faz parte da arte de tatuar, sendo por isso mesmo, e em simultâneo com o seu principal significado, um simbolo de tolerância e paciência.
  • Não esta sozinho! Todas as pessoas que fazem uma primeira tatuagem ( ou até mais!) vivem a mesma ansiedade inicial, por isso, pode ser confortante falar com alguém que ja seja tatuado! Aproveite para lhe colocar todas as suas duvidas.
  • Como cliente pagante, esta no seu direito de pedir ao tatuador uma pausa ou até para terminar a sessão mais cedo, retomando-a noutro dia (isto é especialmente relevante se a tatuagem for muito  grande  ou complexa). Não se preocupe, os tatuadores estão habituados a lidar com todo o tipo de cliente.
  • Quanto mais relaxado estiver, mais fácil será "aguentar" todo o processo. Valerá sempre a pena se pensar na obra de arte  que vai poder exibir no final da sessão!!
Vejam algumas fotos de tatuagens que normalmente me inspiram. Sem duvida a muitas outras, mas não iria caber tudo aqui então só pra vcs terem alguma ideia, quem sabe não façam alguma tattoo como essas.






A tatuagem é algo antigo, originada no Egito antigo onde seu principal objetivo era ressaltar a importância de questões religiosas e para participarem de rituais religiosos. Na Idade Média ela foi questionada pela Igreja Católica, onde passou a ser considerada algo ruim.
As tatuagens surgiram no Brasil na década de 60, sendo muito utilizada como meio de identificar prisioneiros ou membros de uma facção criminosa, sofrendo assim um grande preconceito. Atualmente não tem como dizer que as pessoas perderam este preconceito, mas uma grande porcentagem já a entende como a arte, que ela é.


Apesar de conhecer vários tatuadores e meu marido ser amigo da maioria deles eu não sabia muito sobre elas. Fui conhecendo sobre o assunto enquanto pesquisava na internet, conversava com amigos e também com uma imensa ajuda da minha amada TV a cabo <3 (National / Discovery).
Sempre pensei que existisse um único meio de "marcar a pele" que seria com aquela maquininha barulhenta cheia de agulhas, porém estava redondamente enganada, também a meios de distinguir o tipo de tatuagens como:

Biomecânica: São desenhos de órgãos humanos e/ou engrenagens, geralmente dão a impressão de que a pele foi rasgada.


Old School ou Tradicional:  Basicamente bem simples, os seus desenhos possui traços mais grossos e normalmente são foscas.

New School:  De OLD para NEW, foram feitos novos traços, baseados no grafiti e em 3 dimensões, com cores vibrantes e perspectiva.


Celta: Desenhos de origem Celta com figuras entrelaçadas, cores preta ou colorida. Muito confudida com a Tribal.

Bold line: Desenhos de Comics ou HQ (historia em quadrinhos). Com traços bem largos e cores bem berrantes.

Tribal: Desenhos pretos ou coloridos de símbolos tribais relativos a tribos que marcavam seus corpos, os traços costumam ser totalmente preenchidos.


Oriental: Trabalhos grandes, geralmente no corpo inteiro, como um painel. Para entrar nessa categoria basta ter estas características porque o desenho é indiferente. 

Portrait ou Realista: Trata-se de desenhar fielmente um retrato (portrait) ou então uma imagem (realista).


Branding: Tatuagem feita a ferro e fogo.


Religiosas: Basicamente desenhos religiosos como: cruzes, santos, personagens da bíblia etc.


 Black light: A tinta usada nesse processo é especial, pois só é visível em luz negra, ou seja, durante o dia ela se torna completamente invisível. O brilho da tatuagem, depende da cor a ser utilizada.

To pensando seriamente em fazer uma, quem sabe eu faça aquela ali abaixo do gato de wonderland.



Psicodélicas: Trabalhos totalmente malucos com desenhos muito colorido.


Belfaro pigmentação: Tatuagem definitiva de maquiagem como: delineador, sobrancelha, batom etc.


Estilizada: Como o próprio nome diz, elas são estilizadas.


AVISO: A SEGUIR EXISTEM FOTOS CHOCANTES, PEÇO DESCRIÇÃO.

Scar: Esse é o segundo estilo de tatuagem no qual não se usa tinta e sim um bisturi.



O amigo do meu marido fez, eu e minha amiga fomos juntos acompanha-lo. Ficamos registrando o processo inteirinho com uma camera, era uma agonia atras da outra, mas ficou bem legal, sem contar que demorou MUITOOOO!! 


Não me perguntem como ficou depois da cicatrização pois nunca mais vi a cara dessa caveira.





Sumi: Tattoo Oriental onde se usa bambu para fazer a tatuagem. Desenhos com traços simples, porém bem detalhados. Essa técnica é muito usada no Japão, pela Yakuza.



Com certeza, deve haver outros tipos de tatuagens (ou não) que eu não saiba, mas acho que já da pra ter uma ideia de como distinguir os tipos. O mais importante quando se decide fazer uma tatuagem é o desenho, o local onde ira se fazer, de preferência escolha um local não muito visível, tendo em mente que a tatuagem normalmente dificulta as chances de conseguir um bom emprego, dependendo dela qual for e é claro o estúdio onde ira fazer, veja sempre se o material que o tatuador ira usar é de boa qualidade, a higiene do local e se as agulhas são descartáveis.

Ao acabar a tattoo, será feita uma bandagem com plástico PVC e pomada bepantol, este deverá permanecer por no máximo 12 horas. Ao retirar a bandagem, deve-se ser feita uma limpeza com água corrente e sabonete neutro ( no meu caso eu usei protex, para proteger de bacterias), retirando totalmente os residuos de pomada, aplique sobre ela uma fina camada de bepantol, mantendo sua tattoo sempre hidratada durante 15 dias. A partir do 2° dia, você perceberá que sua tattoo esta criando casquinha, que JAMAIS, repito, jamais deverá ser arrancada!!

Mais cuidados:
  • Você deverá ter muito cuidado ao tomar banho, não esfregar, apenas lave com cuidado com o sabonete neutro, enxague bem, logo após, enxugue apenas pressionando, e como eu disse anteriormente, aplique uma fina camada de bepantol.
  • Não poderá ir a praia, pois a maresia pode causar reações indesejáveis, tais como inflamação.
  • Evite usar roupas justas ou ásperas.
  • Não deve expor a tatuagem ao sol, pois ela poderá perder a cor e interferir na sua cicatrização.
  • Pessoas que praticam natação, não poderão frequenta a piscina, nem a sauna, até que a casquinha caia naturalmente.
  • No caso da tatuagem ser no pé, não usar calçados fechados, nem meias. 
Espero que tenham gostado . . .


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...